domingo, 8 de maio de 2011

Produção Textual - A violência chegou à escola. Por quê?

6 comentários:

  1. A violência chegou à escola. Por que?
    A violência chegou à escola com muita força e de várias maneiras, como agressões físicas e o bullying.
    O individuo que pratica esses atos de agressões físicas na escola ou em qualquer lugar social, tem formação desse caráter em sua família, que aceita desde criança um comportamento agressivo, hiperatividade, pouca afetividade, distúrbios comportamentais, impulsividade e a permissividade. Então são essas características que os pais às vezes deixam passar, quando o individuo é criança e depois quando esses filhos estiverem mais velhos já vai ser tarde para tomar uma providência para amenizar esse individuo.
    O bullying é a maneira mais usada hoje em dia nas escolas para agredir os colegas de várias maneiras como: agressões e apelidos de forma direta praticadas por meninos e indiferença e isolamentos pelas meninas. O bullying é praticado por indivíduos que tem baixa inteligência e desempenho escolar deficiente, já as pessoas que sofrem essa prática tem uma vida bastante perturbada, podendo levar essas pessoas no futuro a fazerem loucuras contra a sociedade por conta dessa mágoa sofrida no passado.
    Enfim, as escolas devem se preparar muito mais para lidar com esses tipos de violência, seja com psicólogos, pais, professores mais preparados e conselheiros tutelares, com certeza iria melhorar esta situação.

    Edivan Lima Santana 3º07

    ResponderExcluir
  2. A violência chegou à escola, por quê?
    A escola é uma instituição onde visa ensinar, educar o indivíduo para que ele possa vim ter um futuro prodigo. Entretanto, nos últimos anos, a violência crescente na sociedade tem se refletido nos estabelecimentos de ensino. Por muitos anos, a escola foi tida como o reduto da paz, segurança e aconchego para as crianças, adolescentes e jovens em formação. Mas esta situação vem mudando de forma gradual e rápida, a escola ultimamente tem sido um local onde gera muita violência, deis dá agressão verbal até a agressão física.
    Muitas crianças e adolescentes são vítimas de bullying nas escolas, são agredidas pelos seus próprios colegas ou até mesmo por professores. São apelidados e expostos a brincadeiras agressivas, que fazem com quer eles cresçam com grandes traumas e receios com a sociedade. Muitos outros também já sofrem agressões deis de suas casas, acabam se tornando pessoas agressivas e descontando seus traumas em colegas e até mesmo em professores, não tendo mais respeito algum com o próximo, dificultando mais ainda a integração com a sociedade, casos como estes tem se tornado cada vez mais freqüente diante da nossa sociedade.
    A única alternativa para diminuir a violência na escola é ter um acompanhamento com cada aluno, com a escola, família e se for preciso com a ajuda de um psicólogo e até mesmo um conselheiro tutelar, é preciso ter muita cautela com a situação, pois se trata da formação de crianças e adolescentes para o futuro da nossa sociedade.
    Por. Iasmim Britto dos Santos, n° 11, 3°07

    ResponderExcluir
  3. Violência Escolar
    O Brasil passa atualmente pelo que os especialistas denominam de sociedade de insegurança, onde podemos observar essa insegurança até mesmo nas escolas. Mas como chegou essa violência na escola? Tem como evitar?, São perguntas como essas que fazemos quando o assunto dá violência na escola. Um dos motivos que podemos considerar é o bullying e outro é a falta de interesse dos alunos.
    O bullying é o termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidas, praticados por um indivíduo. O bullying pode ocorrer em qualquer tipo de escola, sendo ele publica ou privada. Para esses indivíduos que cometem o bullying, a violência é apenas um instrumento de intimidação, eles acham que a sua atuação é correta, pois eles não se auto-condenam, o que quer dizer que não sofrem com isso. Mas as pessoas que sofrem o bullying constantemente acabam memorizando isso, gerando um adulto violento e até mesmo com problemas de se integrar a grupos graças ao bullying.
    Podemos encontrar a falta de interesse dos alunos em todas as escolas, mas o que tem a ver alunos desinteressados a violência na escola? Foi registrado em uma escola na cidade de São Paulo, grupos de crianças divergentes do ensino fundamental que se organizaram e estabeleceram atitudes indisciplinares para intimidar um determinado professor, onde esse acabou abandonando a escola com medo derivado de varias ameaças. Alguns alunos sentem-se ameaçados quando um educador pede para eles fazerem o exercício, chegando até a ameaçar professores com facas e até mesmo com armas de fogo, algumas vezes não ficam apenas nas ameaças e acabam em agressões físicas.
    Para diminuir a violência nas escolas é necessária a orientação pedagógica e psicológica na escola, para um certo apoio continuo para aqueles alunos que sofrem agressões verbais e até mesmo físicas e também um apoio para os agressores, o número maior de monitores nos corredores evitariam muitas brigas. O colégio não deve limitar-se apenas ensinar, mas deve funcionar como um gerador de bons comportamentos sociais.

    Gabriel Tadeu Tavares de Souza Santos 3°07

    ResponderExcluir
  4. A VIOLÊNCIA ESTÁ PRESENTE NAS ESCOLAS

    A definição de violência se faz necessária para uma maior compreensão da violência escolar. É uma transgressão de ordem e das regras da vida em socedade. É o atentado direto, físico contra a pessoa cuja a vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros .
    A agressividade é o comportamento adaptativo intenso, ou seja, o indivíduo que é a vítima de violência constante têm dificuldade de se relacionar com o próximo e de estabelecer limitesporque estes às vezes não foram construídos no âmbito familiar. O sujeito agressivo tem atitudes agressivas para se defender e não é tido como violnto.Ele possui os padrões de educação contrários às normas de convivências e respeito para com o outro .
    Essa violência pode ser também uma reação consequente a um sentimento de ameaça ou de falência da capacidade psíquica em suportar o conjunto de pressões e externas a que está submetida. Todo e qualquer esforço no sentido de entender ou identificar as razões que promove tamanha violêncianas escolas, passa necessariamente por uma análise conjunturalda sociedade onde a escola se encontra, prioritariamente no tocante nos aspectos históricos, econômicos, culturais e de produção .
    A violência protagonizada pelos jovens nas escolas é uma realidade inegável. A sociedade terá que se organizar e insergir-se activamente contra este fenômeno. De igual modo, a escola terá que ajustar os seus conteúdos programáticos e acercar-se mais as crianças . Devido as exigências , as famílias muitas vezes destituem-se da função educativa, delegando-se à escola, quando na verdade a escola não tem como cumprir uma função que não lhe pertence. Aqueles que são pais ou pretendem ser devem entender que a educação de seus filhos não pode ser substituída e nem delegada à outros, pois causa frsutrações, trauma e graves consequências para a vida de seus filhos e para a sociedade .

    ALUNA : THAYNÁ DE CARVALHO COSTA 3º07

    ResponderExcluir
  5. DISSERTAÇÃO DE PORTUGUÊS
    TEMA:A VIOLÊNCIA CHEGOU À ESCOLA.POR QUÊ?

    A violência infelizmente chegou às escolas.Motivos que desencadeam esse ato são:Bullying,mais conhecido como violência verbal,podendo até gerar violência física;e a falta de conduta educacional das famílias em relação às crianças.Isso tudo causa vários conflitos no âmbito educacional.
    O Bullying acontece frequentemente na comunidade escolar.A principal causa deste grave problema prende-se a divisão dos jovens em grupos.Muitas vezes,estes grupos ridicularizam alunos que,segundo os seus padrões,são considerados inferiores e por isso estão sujeitos à vários constrangimentos,podendo ocasionar a violência física,provocando a depressão nos alunos violentados.Esses alunos podem ser pessoas muito gordas,muito magras,ou pessoas pobres.
    Outro motivo que principia os conflitos na escola é a falta de estrutura familiar.As crianças acabam por reproduzir o contexto social em que estão inseridos.Estes alunos convivem e assistem cenas violentas na mídia,dentro de casa,no bairro ,e nos demais lugares que circulam,e por vezes imitam e os reproduzem.Eles acreditam que isso é comum,mas com certeza esses atos de violência acontecem devido à ausência de orientação familiar,pois a família é a base de tudo.
    Então deve-se haver um planejamento de segurança mais eficaz nas escolas,orientação de uma psicóloga,para que a escola não se torne um criadouro de jovens violentos.Realizando essas medidas,a escola voltará a se tornar um campo que gera segurança e conhecimento necessário para instruir os alunos a se tornarem verdadeiros cidadãos de bem.

    ALUNO:LUANDSON BARBOSA ALVES
    SÉRIE:3º07

    ResponderExcluir
  6. A VIOLÊNCIA CHEGOU A ESCOLA? POR QUÊ?

    Estamos vivendo em um mundo onde a violência está crescendo cada vez mais, já não existe nem um lugar seguro, nem mesmo em casa.
    A violência está em um estado tão grave, que chegou ao ponto de invadir até as escolas, que é um ambiente onde as crianças devem ser educadas e preparadas para o futuro.
    É preciso que haja mais segurança não só nas escolas, mas em todos os lugares, porque a violência é tão grande e tão assustadora que pode causar traumas psicológicos nas pessoas, um problema muito grave.

    ALUNA:CARLA SÃO PEDRO DE JESUS CORREIA
    SÉRIE:3º07

    ResponderExcluir